quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Texto referente ao Clip - dia 02/10/2009

O Segredo do Livro


Esse episódio ocorreu já num tempo distante, durante a era medieval talvez, em que o senhor do império desconhecia o segredo que aquela capa vermelha, dura e já desgastada pelo tempo poderia esconder, quem sabe até grandes descobertas. Ao receber aquele objeto, dedilhou-o incessantemente na tentativa de abri-lo e desvendar de seu interior seus segredos tão bem guardados. Porém o que lhe impedia era o temor de estraga-lo ou perder as informações que pudesse conter. Até que um sábio companheiro, já com conhecimento de causa e que também certamente passou pelo mesmo dilema, ensinou-lhe a manusear o objeto, sanando suas dúvidas e mostrando-lhe a simplicidade de um toque que resultava em virar a página, revelando-lhe assim, todo o segredo, que já não mais o era, pois, não havia. Assim o temor de perder todo o conteúdo escrito que no objeto estava contido e que acompanhava o senhor durante décadas, revelou-se através da humildade e simplicidade de um pequeno gesto.

O mesmo se repete nos dias atuais quando deparamos com um objeto semelhante a uma tv com a diferença que podemos mexer na imagem, bastando tocar num monte de botõezinhos letrados, o problema hoje está em que o segredo é descobrir para que serve e o que faz cada botãozinho deste. O mais conveniente seria usar aquele sentimento chamado humildade que cada ser é dotado e pedir auxílio a um especialista no assunto. Esse especialista pode muitas vezes, estar escondido para cada um de nós, pois, o orgulho não nos permite vê-lo, porém, quando olhamos com a visão desnudada de sentimentos ínfimos e mesquinhos, num passe de mágica, o especialista aparece em nossa frente. Há sempre um especialista para cada dúvida nossa, porque ninguém ignora tudo e nem sabe tudo de um determinado assunto.


A imagem do professor sempre esteve implantada na sociedade como aquele ser que “tudo pode e tudo sabe”, porém, com o passar dos tempos, essa imagem já desgastada, vem sendo modificada diante da visão social, principalmente pelos alunos conhecedores da tecnologia e que convivem quase que diariamente com isso. Alguns professores ainda são agressivos, esbravejam, quando se sentem ameaçados pelo saber tecnológico do aluno. Outros tornam-se tão apáticos à realidade, que pensam: “nunca me fez falta, por que aprender agora?”, e não se conscientizam da importância do saber tecnológico não somente para seu cotidiano pessoal, como numa simples conferência de saldo num caixa eletrônico, mas também como norteador de caminhos para seus alunos, mostrando-lhes horizontes diversos. Não conseguimos mais ser somente uma pessoa, um pai, um amigo Hi Tech, precisamos ser também um professor Hi Tech.






Rute Maniscalco Alvarenga

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